Autodesenvolvimento: Uma questão de atitude e auto percepção
- Aurivan Sérgio
- 7 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Se formos analisar a composição da palavra autodesenvolvimento: auto = próprio, desenvolvimento = progresso, adiantamento, crescimento. Veremos de imediato que o significado remete a nós mesmos.

Por um lado é positivo, pensar que depende de cada um de nós o próprio crescimento e progresso.
Porém, pode suscitar dúvidas de como realizar este autodesenvolvimento, se temos tudo que precisamos para iniciar e se confiamos que podemos crescer e prosperar.
Até aqui nada anormal, faz parte da essência humana questionar-se sobre sua capacidade de realização, sobre sua confiança, sobre o sentido da vida.
Cabe a cada de um de vocês escrever as páginas do livro de sua vida, do seu jeito, da sua forma e no seu tempo.
O importante é termos uma atitude pró-ativa diante das circunstancias que a vida nos apresenta, sendo protagonistas e não meros coadjuvantes de nossa própria história.

Não há um consenso do significado do termo , autodesenvolvimento.
Trago algumas considerações e reflexões sobre o tema.
Há uma forte tendência, no Brasil, de cunhar este termo levando-se em consideração um autodesenvolvimento de forma mais ampla, abarcando aspectos cruciais tais como: as dimensões intelectual, afetiva, emocional, corporal, técnica e espiritual.
Havia uma crença de que quanto mais preparado tecnicamente fossemos, quanto maior fosse nossa capacidade técnica, mais teríamos chances de galgar cargos de liderança.
Hoje sabemos que não é bem assim.
Quantos exímios técnicos, com extrema competência, que obtém excelentes resultados e que por falta de preparo e qualificação, transformaram-se em um fiasco quando assumiram um cargo de liderança?

O conceito de autodesenvolvimento no mundo corporativo e pessoal perpassa pela construção de um desenvolvimento mais amplo, que tende a resultar em pessoas mais assertivas, felizes e bem resolvidas.
Este fato, tende a trazer melhorias significativas nos resultados, tanto quantitativos como qualitativos à organização, bem como bem-estar e aumento da qualidade de vida.
O autodesenvolvimento não deve se restringi à gestão da sua carreira profissional, é muito mais amplo este conceito, passando por etapas essenciais, tais como:
Reflexões positivas sobre como anda sua autoestima, autoimagem, autoconfiança e auto percepção, visando o seu fortalecimento.
Busca pelo autoconhecimento, que pode ser construindo, através de uma autoanálise ou análise pessoal com profissional especializado.
Formulação de objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporizáveis, de forma que, sustente seu plano de ação, e como consequência, obtenha de melhores resultados.
Então, o que lhe impede de iniciar seu processo de autodesenvolvimento?
Comece ! Não adianta nada ficarmos apenas na intenção, tenha foco e direcione suas energias em prol da obtenção dos seus objetivos pessoais e profissionais.
Busque estudar, cultive o hábito da curiosidade natural, que visa descobrir e conhecer o mundo e a si mesmo, tenha iniciativa, persevere , tenha disciplina e alimente a sua automotivação.
Todas estas indicações e comportamentos sugeridos, estão relacionados com o desenvolvimento da sua inteligência emocional, base que sustenta todo o processo de autodesenvolvimento.
Saudações Ontológicas !
Comments